quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Poznan/Torun - 30/jan

Acordamos cedo, porque a Le tinha que estar no Kindergarten bem cedão, e fui para lá com ela.. Chegando lá a Paulina (Coordenadora do projeto dela) que foi conosco, nos apresentou para a diretora, e a diretora já perguntou se eu iria ficar o dia todo lá e trabalharia junto ou separado da Le.. Ein? Eu sou trainee da AIESEC Polônia agora! Hahahha. Disse que não tinha certeza que horas tinha que voltar então não podia garantir ficar até o final, o dia todo, então que era melhor ficar com a Le na sala..
As turmas eram divididas em 3, a primeira seria de 3 anos, a outra de 4 e 5anos, e a última de 6 anos.. A Le vai trabalhar 2h em cada turma, totalizando 6horas..

Então fomos para a primeira turma, uns lindos de 3anos, e no começo eles sempre ficam envergonhados, mas depois quando se soltam, são uns amores, vem dão beijo, querem ficar perto.. Uma delícia! Daí eles vão, trazem brinquedos para brincarmos com eles, quebra cabeça, joguinho e tudo mais.. Daí quando a aula está acabando, a professora toca uma musiquinha, e todos tem que guardar os brinquedos no lugar. Outra coisa que achei uma graça, é que quando chegou o lanche, dois deles, um menino e uma menina, foram colocar a toquinha de ‘chefes’, e eles tinham que arrumar a mesa para todos, uma graça..
Só lamento não ter tirado nenhuma foto durante o dia de hoje, então a cena tem que ficar na imaginação de vocês..
Mas era uma graça.. Depois a Le foi se apresentar para toda a escola, fazer uma apresentação dela e do Brasil.. Foi bem legal, eu fiquei só do ladinho da criançada, vendo ela apresentar..
Depois fomos para a turma de 4 e 5 anos, mas ficamos lá só por um momento, a sala tinha umas 25 crianças, e umas 5 meninas só, o que fazia da sala bem ‘arteira’, com vários meninos correndo para lá e para cá..

A última classe foi a de 6 anos, e tinha um brinquedo bem legal, que era um pano gigante, colorido (com 6 cores, eu acho), e elas se repetiam uma vez.. Daí todo mundo ficava em volta do pano, que tinha dois seguradores, e a gente ficou cantando (eles cantavam, e eu e a Le só fazia cara de paisagem, porque era tudo em polonês), e dançando e brincando.. Foi super divertido, tinha hora que alguém falava a cor em inglês (para eles aprenderem) e tinha que passar por baixo do pano e trocar de lugar com a pessoa que estivesse do outro lado.. Teve várias brincadeiras legais, achei o tal do pano super inteligente, dá para ensinar e brincar um monte com ele.
Depois da aula voltamos para casa, descansar, e comer algo, porque eu só ia para Torun as 20h, então deu para descansar um tanto..

Peguei o trem para Torun, e no trem comecei a ouvir algo familiar, até achei que fosse Frances, mas quando prestei atenção era português!!! Primeira vez que eu ouvia português na Polônia sem ser meus amigos! =P O grupo era de Portugal, mas infelizmente eles pegaram o trem errado, e tiveram que descer em outra estação e voltar para Poznan e daí pegar o trem certo..
Cheguei em Torun às 22h30, e a Ola estava me esperando..
Ao chegarmos no carro, seu pai falou que o carro não estava funcionando, devido ao frio do dia, e no final do dia tinha piorado, e tivemos que esperar uns 25min até uma amiga deles virem nos buscar na estação de trem, e podermos chegar em casa e finalmente dormir :D

Um comentário:

  1. Imagino que pra vc ouvir algo em portugues seja como qd estamos em Bombinhas e o Gabri, pequenininho, falava ao ver uma placa de Londrina, com a maior cara de espanto, da placa como algo de outro planeta...

    Diversidade! Quanta coisa nem imaginamos existir e acontecer... Por isso a experiencia de passar um tempo em outro pais é tão rica! Ao ampliar tua percepção de coisas que vc jamais imaginaria, vc amplia a tua sensibilidade, tua percepção do diferente e te torna mais justa, mais sensivel, mais tolerante. Tenha a certeza. Vc pode ter precisado fazer o segundo ano duas vezes, algumas materias do terceiro de novo, mas eu faria tudo de novo pra vc ter isto que esta tendo! Mais do que nuca, tenho a certeza que vc deveria estar ai, a cada dia! Nenhuma faculade te daria isto que vc esta tendo ai! Vc voltara muito mais rica, mais capacitada a enfrentar os desafios daqui...

    ResponderExcluir