terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ostromecko - 23/jan

A Aga nos buscou, e fomos para a escola.. No seu carro tinha um marcador de temperatura, e eu aproveitei para tirar fotos da temperatura da cidade durante toda a semana


Chegamos na escola e para a nossa surpresa, dessa vez não seria High School, e sim Kindergarten e Secundary School apenas, então de improviso mudamos um pouco as apresentações para nos adequarmos a escola. Outra mudança foi que em algumas classes teríamos duas oportunidades de apresentação, então para algumas tivemos que cortar a apresentação para mostrar outro dia para eles..
Nesse dia tivemos 2 aulas para os pequenos e 2 para a secundary school, que ficava do outro lado de uma praça, próximo ao kindergarten, uns 7min caminhando..
Então ficamos indo e vindo para dar as aulas..

Bom, para quem me conhece, sabe que ficar com as crianças não foi nenhum esforço, na verdade eu adorei a surpresa, e poder ficar com elas, acho que me diverti tanto quanto eles, e pude ser criança, como as vezes me permito ser!





Dava até para aprender o alfabeto com as crianças!





Bom, para uma das salas eu apresentei, e para mante-los em ordem por mais tempo, eu mostrei a ‘flaga brazylia’ e pedi para a meninada desenhar.. O que manteve eles em ordem por uns 15min, até eles terem o break..







Viktoria

Oudom, o pequeno!



 Depois foi a vez dos meninos apresentarem, e quando o Sid estava apresentando, eu sentei no chão com as crianças,  uma das meninas (Martyna) veio sentar comigo, ainda um pouco envergonhada, sentou do meu lado.. Eu já abracei ela e ela ficou pertinho, mas em questão de menos de 1min outras 4 meninas vieram também para tentar ficar perto, (Viktoria, Natalia,..) e nesse intervalo eu já não tinha mais braço suficiente para abraçar todas elas, tentei deixar uma no colo, e duas de cada lado, mas ainda assim não estava funcionando.. E uma ficava ‘brigando’ com a outra para sentar perto, faziam um sistema de rodízio! Hahahhah
Adorei estar ali com elas, e o mais engraçado foi porque quando elas sentavam do meu lado e eu as abraçava, as vezes dava beijo na cabeça delas, ou trazia elas pertinho e dava beijo no rosto.. Mas criança adora copiar, e foi eu fazer isso que certa altura, todos estavam dando beijo uns nos outros, inclusive os meninos nos amiguinhos.. Criança é uma delícia! Sem maldade, na inocência, vão tentando descobrir e aprender as coisas.. As perguntas que eles fizeram foram super variadas, como a minha cor predileta (branca), se eu gostava da Polônia, e da comida polonesa (SIMMMMMMMM para as duas, sem dúvidas), se eu já tinha visto neve (uma vez, mas nunca nevando tanto e aproveitando tanto assim).. e assim ia, eles não eram que nem os adolescentes que ficavam envergonhados de tentar perguntar e saber das coisas, simplesmente perguntavam.. E tudo o que era diferente, chamava a atenção eles queriam aprender!






Bom, voltando, as crianças foram ouvindo as apresentações e aprendendo.. O mais legal foi que a Le tem trabalhado com os pequenos e direto a gente conversa sobre os trabalhos, então ela me ensinou algumas palavras chaves (shadame, stayame - que não está escrito correto, mas le-se assim) e algumas coisas para entreter as crianças, por exemplo a da bandeira de pintar foi ela que tinha falado.. Também tentei o que ela falou da musiquinha (Head and showder, knees and tôols).. O que funcionaram.. Então um djekuje especial para a Pani Letishia que me salvou no primeiro dia com a molecada!
Saimos da escola depois de jantar e passamos no mercado para comprar algumas coisas para comer no nosso lugar, e como não tínhamos nada para refrigerar, ou cozinhar o esquema ia ser sanduiche, e deixar alguns nudles de reservar, Just in case..
Alem da comida necessária, e que me deixou mais aliviada, minha felicidade no momento foi completa por poder ter cotonetes novamente!



Depois do mercado, a Aga nos deixou em casa, para descansar. Mais tarde passou lá nos buscar para podermos comer na sua casa.. Tivemos pão, ovos mexidos (Pai, lembrei de você!!) com bacon.. Uma delícia! Depois ficamos um tempo por lá, conversando.. O Oudom apresentou o seu país, para Kinga, a filha de 8 anos de Aga!

Voltamos para o ‘flat’ para descansar e dormir para o outro dia.. Eu fiquei ainda mais um tempo no computador fazendo algumas coisas, importantes(e bem importantes) para o dia , e depois fui dormir..

Um comentário:

  1. Primeiro: o alfabeto nao tem 4 letras nossas. O Q, o V, o X e o Y!

    Segundo: Beijos! As crianças são, sim espontaneas e isto é o de melhor! Aprendem pelo modelo, muito masi do que por palavras...

    Terceiro: Estojos de lapis de infinitas cores... Te lembrou tia infancia? Quando eu ainda colocava etiquetas com teu nome, lapis por lapis???? Ahahahhaha!

    Cotonetes!!! Bem tua carinha mesmo!!!! Vc adora!!!!

    Um inesperado que valeu a pena! Aula relampago com criancinhas!

    ResponderExcluir