sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Brodnica - 13/jan

E passou suuuper rápido essa semana!

Na verdade agora estou em Torun, postando toda a semana, mas se eu parar para pensar, foi muuito rápido, e uma semana do meu projeto já se foi! O diretor da escola hoje nos chamou para agradecer, nos deu um livro da cidade para conhecermos como forma de agradecimento, foi cena de gente famosa, ele falando em polones, as professoras traduzindo em inglês..
Parte introdutória da apresentação

Brasiiiiiiiil

Hoje o dia foi de celebridade!
Tá, não é que somos celebridade, mas hoje parecia.. Cada intervalo aparecia alguém pedindo para tirar foto, conversar um pouco, ficavam olhando para nós, davam tchauzinho, sorriam..
A semana toda observamos que enquanto comiamos no refeitório as pessoas olhavam, ou quando entravamos lá todo mundo olhava e comentava algo..
E hoje na escola, você andava no corredor um monte de gente parava conversar, cumprimentava, perguntava se estava tudo bem, pedia fotos, então essas são algumas das fotos com estudantes que tirei hoje:
Wiktoria

Iwona



 Ao final das aulas fizemos uma 'entrevista' com as alunas, apenas para treinar o inglês delas novamente :)


Alunas da classe extra de inglês que fizeram entrevista conosco
Aaahh, a Zuzia, estudante que me trouxe uma lembrança passou na sala só para me dar tchau! Dei a ela um bandeirinha do Brasil :)

Boooom, a nossa semana acabou em Brodnica, e tivemos o nosso último jantar..Trataram a gente muito bem, era só chegar no refeitório, que a comida vinha para nós!

Se me perguntarem o que comi durante a semana, foi isso ai ó:
Cardápio da semana - Brodnica
 A comida era boa, nos deram 3 refeições por dia, café(6h30-8h30, mas as aulas começavam 8h então nunca comiamos nesse horário) , jantar (12h30-15h30, mas as aulas acabavam 15h10 então sempre jantávamos 15h30) e soupper(19h-20h)! Todo jantar é em dois tempos, primeiro você tem a sopa, e depois a janta, que é uma carne (geralmente de porco) com batata cozida e as vezes salada.. Ou a jantapode ser só batata como foi hoje :) Soupper você tem pão com algo, é geralmente um lanche, as vezes tem tipo um prato junto, como de macarrão.. e Café da manhã é pão, manteiga e queijo ou ham e uma salada.


Jantamos e subimos para os quartos arrumar as malas para voltar para Torun, e em uma hora tinha que estar tudo pronto para dar tempo.. Mas sério, acho que em um semana minhas roupas devem ter inchado com a chuva, ou algo do tipo, porque para fechar a mochila.. QUE SUFOCO!
Eu estava terminando de arrumar as mochilas para voltar e a Weronika (a mesma do outro dia, que foi no meu quarto para conversar) bateu na porta do quarto para entrar e dar tchau.. mas eu estava terminando de arrumar as coisas, então convidei ela para entrar e conversar comigo.. e ela ficou lá.. dai reclamei que minhas roupas não cabiam na mochila, e ela de repente levantou da cama, falou algo de mochila, saiu do quarto falando!
Daqui 2 minutos ela voltou com um królik:


Królik é coelho em polonês! Dai ela mostrou atrás dele um zíper, abriu o ziper e tirou uma sacola de dentro! É tipo os anoraks que tenho de acampar, a sacola, ou as blusas ficam todas pequenininhas, e a sacola é guardado no Królik! E ela disse que as pessoas lá chamam ela de "Wera" então o meu coelho vai se chamar assim agora, Królik Wera! :)

Boom, mas é isso depois de uma semana de muitas sopas, muitas aulas, celular funcionando só para despertador e cronometro das aulas, Brodnica acabou!

As professoras nos levaram no ponto, pegamos o bus de volta.. e no caminho eu fiquei pensando vááárias coisas, bem típico meu, e parei para pensar que em 5 dias, 900 estudantes passaram por mim, e tudo o que eu falei de certa maneira pode trazer efeito para eles.. Pensei em cada pessoa que tentou se aproximar, e tentei imaginar o tamanho do impacto que cada pessoa pode levar consigo, como teria sido se nós, AIESECos não tivessemos ido lá, não que eu ache que seria melhor ou pior.. mas isso me fez entender um pouco mais de quando nós falamos na AIESEC de impacto.. Ouvir as histórias dos estudantes sobre viajar, outros países, sonhos de conhecer outros países viajando, me fez lembrar do meu sonho, e de como é bom hoje desfrutar dessa realidade! Deu força para seguir para tentar conhecer mais pessoas, e talvez deixar nelas um pouquinho de esperança ao contar como foi para mim poder viajar.. Encontrar pessoas para compartilhar um pouco da cultura.. O tanto que eu aprendi essa semana (com os estudantes, com os meninos do projeto) não tem nada que possa calcular, e melhor que isso, nada pode tirar de mim essa experiência, esse aprendizado! Tem sido muito bom ser AIESECer, muito bom viajar..

É gostoso sonhar muuito, sonhar algo.. mas melhor que é isso é poder desfrutar dessa realidade!


Bom, vamos para um resumão:

Resultado e aprendizados:
- Usar luvas SEMPRE! - Quase congelei noite passada na rua.
- Quando eu fico muito cansada eu fico meio gaga, então evitar não dormir e ficar cansada, porque ficar gaga em português até vai, agora gaga em português com tentativas polonesas.. sério não é fácil!
- Tenha adaptadores para o lugar que você vai, isso facilita metade do problema
- Não compre nada de higiene se realmente não sabe o que é, vai que você leva um gel de limpeza de olivas no lugar de creme hidratante para o rosto
- Quase 100 alunos me adicionaram no face O.o
- Mude bastante sua apresentação, eu fiz isso a semana toda, e acho que fica mais completa e criativa :)
- Ser professor/professora não é naaada fácil, hoje com certeza admiro muuito mais essa profissão!
- Você pode não saber polones, mas se tentar ser gentil, sorrir com eles, eles tentam te ajudar também, e tente aprender as palavras básicas e educadas, que isso sempre tira um sorriso (mesmo que discreto) das pessoas, então algumas delas que aprendi essa semana:

Palavras polonesas aprendidas

oi - cześć


bom dia - dzień dobry
boa noite - dobranoc
dziękuję - obrigada
tak - sim
não - nie (ou 'nããããooooooommmm')
por favor senhor - proszę pana
por favor senhora - Proszę pani
com licença - przepraszam
coelho - królik

Ah, eu visualizei antes de postar e vi que ficou meio desconfigurado essa parte.. é quase como meu cérebro aqui, com tantas letras diferentes! =X Mas é só para ter ideia de como se escreve as coisas aqui..


É essa foi a minha semana em Brodnica! Hoje voltei para Torun, estou na casa da Ola novamente (que por sinal sempre me trata muuuuito bem! Comi tortilha, arroz e feijão (*_*), lanche depois, muito suco, e agora colocando o blog em dia!

Vou tentar descansar que to poodre da semana!

No domingo temos que ir para outra cidade, a segunda que iremos trabalhar!

Włocławek é a próxima parada!

2 comentários:

  1. Gi... pode crer... Quando li a parte onde você relata seu retorno no bus, na volta a Torun, pensativa, pensando em TUDO o que aconteceu na semana, eu estava lá com você, olhano pra você. Sei certinho a carinah que você estava, olhinhos perdidos lá longe, olhado a janela, relembrando... E vejo: como é bom acumular lembranças! E como é bom produzir estas lembranças no hoje, no agora! Ler você relatando que passaram 900 adoles por vocês, que você sabe que suas palavras, seu sorriso confiante, seu testemunho sobre o teu sonho se realizando HOJE pode despertar outros mais a buscarem seus sonhos próprios, me emocionou... De verdade! emociona-me ver você sentindo exatamente o que um professor sente na pele ao ver seus pupilos crescendo, ampliando o alcance de seus olhos no horizonte. Descobrindo que suas asas podem ir um pouco mais além... É indescritível esta emoção! É lindo te ver crescer junto deles! Pois ser professor é isto: Acreditar e agir para que você esteja ajudando outros a crescerem - e de fato colaborar nisso - e descobrir-se crescendo junto com eles!

    I-NES-QUE-CÍ-VEL...

    ResponderExcluir
  2. kisses from Brodnica :-*

    ResponderExcluir